Projeto Eco-Escolas

O Eco-Escolas é um programa internacional que visa encorajar e premiar atividades escolares no âmbito da Educação Ambiental. Em Portugal, o programa é acompanhado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento que se dedica às causas ambientais.

Anualmente, as escolas podem candidatar-se ao programa, realizar um conjunto de atividades subordinadas aos temas base da Água, Energia e Resíduos, bem como, trabalhar outros temas complementares e/ou anuais. No final, se as escolas atingirem os objetivos do programa são galardoadas com a Bandeira Verde.

 O Jardim de Infância da Portela tem concorrido ao programa desde o ano letivo 2008/2009, tendo recebido anualmente a respetiva Bandeira Verde.

 O projeto inclui a realização de atividades pedagógicas sobre os temas anteriormente referidos, tais como, a separação de resíduos, reutilização de materiais, campanhas de sensibilização para a proteção da Natureza e poupança de recursos, recolha de artigos para reciclar, histórias, jogos e encenações, cultivo da horta biológica, visitas à comunidade, visitas a museus, entre muitas outras.

Para o equipamento de Infância revelar sustentabilidade ambiental será necessário envolver toda a comunidade escolar neste desafio. A sensibilização ambiental não se limita à sala de atividades (crianças), deverá chegar a todas as funcionárias do JIP, aos encarregados de educação e comunidade envolvente. Foi nesta perspetiva que foi criado o Conselho Eco-Escolas, composto pela equipa pedagógica, encarregados de educação e representantes de entidades locais, reúne durante o ano letivo para realizar o planeamento e a avaliação do projeto.

Os encarregados de educação poderão contribuir com ideias, recolher materiais e participar em algumas atividades. Terão acesso a notícias sobre o programa através do painel Eco-Escolas afixado à entrada do JIP, no Site e página de Facebook da Instituição. Poderão ainda incentivar as crianças a manter boas práticas ambientais em casa, tendo como referência o nosso Eco-Código.

 

 O nosso Jardim de Infância tem um Código Eco-Escolas conhecido pelas crianças que participam no projeto:

 

 

Aqui nesta escola

vamos reciclar

e o nosso lixo

vamos separar

Três Ecopontos

para utilizar

e o pilhão

é para evitar.

O azul é para o cartão

e o verde

é para o vidro.

E o plástico

é no amarelo

com o reutilizar

o Mundo é mais belo.

Eco-Código cantado com a melodia da canção “Papagaio loiro”

 

 

Seguem-se fotografias de algumas das atividades realizadas:

 

Eco-código, certificado Eco-Escolas e painel de notícias Eco-Escolas

  

Máscaras de Carnaval produzidas com caixas de ovos

  

Trabalhos realizados com reutilização de materiais (rolos de papel higiénico, copos de iogurte, etc)

    

    

    

Ação de sensibilização de poupança de água promovida por técnica da Quercus

  

Cultivo da horta biológica com utilização de compostor e aproveitamento da água da chuva

    

  

Visitas ao Museu do Mar e à Quinta Pedagógica dos Olivais